.

domingo, 2 de março de 2008

:: O que é um Meme? ::

Olha eu tenho uns amigos do Ceará que estudam Filosofia e segundo a tese deles o mundo só sobreviverá se o povo adquirir a "Cultura Concepcionista", ou seja, tudo aquilo que você aprende, você recria com um "toque" seu, e melhora a idéia, assim as coisas tendem a serem aperfeiçoadas se cada um cumprir sua parte no processo. Para os meus amigos isso é um "meme".

Voltando ao "meme", pois é, eles acreditam que o meme é isto, tirando esta tese e a tese do Richard Dawkins, eu prefiro ficar com a definição da Verdade Absoluta, que é a que segue:

A definição do Google sobre o que é meme não ajudou? Deixe eu tentar ajudar… Meme é tudo o que se aprende por cópia a partir de uma outra pessoa. Desde coisas simples, como comer usando talheres, até ações mais complexas , como escrever textos excelentes em blogs.

Resumindo ao máximo, alguém faz, você vê, gosta e copia. Outras pessoas vão ver você fazendo, também gostarão e copiarão. Desta maneira, a evolução de um meme é quase sempre viral e exponencial. Como a palavra “viral” é sempre interessante (ibopemente falando), a mais nova moda entre os blogueiros é a criação de memes específicos, onde o autor original escreve sobre determinado assunto e “convoca” alguns de seus conhecidos para escreverem sobre o mesmo assunto, e convocarem mais conhecidos… e assim sucessivamente.

Kadú Schwartzhaupt

0 Opiniões, clique e veja quem comentou:


Comente! Clique no formulário para deixar seu comentário. Comente!
 
.