.

sábado, 3 de novembro de 2007

:: Terreno ::

O texto que segue é o décimo post, de um total de 13 (treze).
Sun Tzu (A Arte da Guerra).

10 – Terreno

Regras Estratégicas:

01 – Conheça o seu campo de batalha;
02 – Obedeça as Leis da liderança;
03 – Lute apenas nas batalhas que você pode vencer;
04 – Conheça a si próprio; conheça o seu oponente.

Sun Tzu Disse:

Podemos distinguir os terrenos, de acordo com a sua natureza, como acessíveis, complicados, retardadores, restritos, escarpados e distantes.

O terreno que tanto nós como o inimigo podemos atravessar com igual facilidade é chamado de acessível. Em terreno assim, aquele que ocupa os pontos elevados e iluminados pelo sol e protege cuidadosamente sua linha de abastecimento está em condições de combater com vantagem.

Terrenos fáceis de serem alcançados e difíceis de serem abandonados são denominados complicados. De uma posição dessas, se o inimigo estiver despreparado, você poderá investir e derrotá-lo. Mas, se o inimigo estiver preparado para a sua chegada, e você não conseguir vencê-lo, a volta tornar-se difícil, e seguir-se-á o desastre.

Quando a posição é igualmente desvantajosa para o inimigo e para nós o terreno é chamado de retardador. Numa posição desse tipo, mesmo se o inimigo oferecer uma isca atraente, é aconselhável não avançar e, sim recuar.

Quando parte de seu exército tiver saído por causa da nossa manobra, poderemos desfechar o ataque com vantagem. No que toca a terrenos restritos, se pudermos ocupa-los primeiro, deveremos bloquear as passagens estreitas, guarnece-los fortemente e esperar pelo inimigo. Se este antecipar-se na ocupação de uma posição dessas, não o ataque se a passagem estiver totalmente guarnecida, e sim quando estiver mal protegida.

Com relação aos terrenos escarpados, se ocuparmos antes, deveremos ocupar os locais altos e claros e esperar pelo inimigo. Se ele estiver ocupado tais posições antes, devemos recuar e não atacá-lo.

Quando o inimigo esta está situado a uma grande distancia de nós, e se os terrenos nos quais os dois exércitos estiverem dispostos forem iguais, não será fácil provocar um combate, e lutar será desvantajoso.

Esses são os princípios relativos aos seis tipos diferentes de terrenos. É da maior responsabilidade do general investigá-los com o maior cuidado. A configuração de um terreno é de grande valia nas operações militares. Para um general inteligente, é necessário fazer avaliações corretas da situação do inimigo para criar condições que levem à vitória, e calcular distâncias e o grau de dificuldade do terreno. Aquele que tem essas informações e as utiliza numa batalha, definitivamente a vencerá. Quem não as possui e, portanto, é incapaz de usá-las, vai perder com certeza.

*(...) um general superior avalia a situação do inimigo, calcula as distâncias e dificuldade para que possa controlar a vitória. Aquele que luta tendo conhecimento total desses fatores com certeza irá vencer. General Tão Hanzhang

Texto retirado do livro:

A Arte da Guerra para gerentes (Gerald A. Michaelson).

Kadú Schwarzhaupt

0 Opiniões, clique e veja quem comentou:


Comente! Clique no formulário para deixar seu comentário. Comente!
 
.