.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

:: Variação de Táticas ::

O texto que segue é o oitavo post, de um total de 13 (treze). Sun Tzu (A Arte da Guerra).

08 – Variação de Táticas

Regras Estratégicas:

01 – Considere opções táticas;
02 – Prepare defesas adequadas;
03 – Evite as falhas de Liderança.

Sun Tzu disse:

Geralmente, na guerra, o general recebe suas ordens do soberano, reúne as tropas e mobiliza os soldados. Quando estiver numa região de difícil acesso, não acampe.

Em regiões onde cruzam-se estradas, una-se aos aliados. Não fique muito tempo em posições isoladas. Em situação de cerco, recorra a estratagemas. Numa posição desesperada, lute como se fosse a última batalha.

Há algumas estradas que não devem ser percorridas, algumas tropas que não devem ser atacadas, algumas cidades que não devem ser sitiadas, algumas posições que não devem ser discutidas e algumas ordens do soberano que não devem ser obedecidas.

Portanto, o general que não compreende é incapaz de usar o terreno para obter vantagens, por mais que esteja familiarizado com sua configuração. O que não entende a variação de táticas, quando usa as tropas para atacar, será incapaz de usa-las com eficácia, mesmo conhecendo bem as Cinco Vantagens.

Os planos de um líder inteligente devem considerar tanto fatores favoráveis quanto desfavoráveis. Ao levar em consideração as vantagens, ele faz com que seu plano seja exeqüível; ao levar em conta as desvantagens, ele pode evitar possíveis desastres.*

*Em meio às dificuldades devemos estar sempre prontos para agarrar qualquer oportunidade, a fim de que nosso objetivo possa ser alcançado. Numa situação favorável, devemos estar alertas para detectar nossas fraquezas a fim de que possamos evitar infortúnios. Tai Mien-leng

Texto retirado do livro:

A Arte da Guerra para gerentes (Gerald A. Michaelson)

Kadú Schwarzhaupt

0 Opiniões, clique e veja quem comentou:


Comente! Clique no formulário para deixar seu comentário. Comente!
 
.