.

sábado, 6 de outubro de 2007

:: Fraqueza e Força ::

O texto que segue é o sexto post, de um total de 13 (treze). Sun Tzu (A Arte da Guerra).

06 - Fraqueza e Força

Regras estratégicas:

1 - Tome a iniciativa;
2 - Projete surpresas;
3 - Ganhe superioridade relativa;
4 - Busque conhecimento;
5 - Seja flexível.

Sun Tzu disse:

Geralmente, quem estiver ocupando o campo de batalha primeiro e esperar a aparição do inimigo estará descansado; quem vier depois e tiver de apressar-se, chegará exausto.Portanto, o guerreiro inteligente trará o inimigo para ocampo de batalha e não será levado até lá por ele.*

Mantendo vantagem sobre o inimigo, poderá levá-lo a chegar a um acordo; ou, inflingindo perdas, pode tornar impossível ao inimigo chegar perto.

Portanto, no dia em que é tomada a decisão de declarar guerra, você deve fechar as passagens, destruir as marcações oficiais e impedir a passagem de todos os emissários. Examine o plano atentamente junto ao conselho do tempo e faça os preparativos finais.

Se o inimigo deixar uma porta aberta, voce deve entrar rapidamente. Tome o lugar que o inimigo estima sem estabelecer um compromisso de batalha com ele. Seja flexível e decida qual será a sua linha de ação de acordo com a situação no lado inimigo.

A princípio, então, exiba o recato de uma virgem até que o inimigo lhe dê uma abertura; depois, seja rápido como uma lebre de corrida, e será tarde demais para que ele possa se opor a você.

*Aquele que primeiro toma uma decisão no campo de batalha e lá espera pelo inimigo tem a tarefa mais fácil, e aquele que vem depois e tem que se apressar vai se cansar. O bom lutador faz com que os outros se movam, mas não é movido por eles.

Texto retirado do livro:
A Arte da Guerra para gerentes (Gerald A. Michaelson)

Kadú Schwartzhaupt

0 Opiniões, clique e veja quem comentou:


Comente! Clique no formulário para deixar seu comentário. Comente!
 
.