.

domingo, 30 de setembro de 2007

:: Sou de Viamão! ::

Estava lendo um post do Eduardo Escobar, do dia 20 de setembro no blog do viamão hoje, que falava sobre viamonismo, e quero colaborar com a tese por ele defendida, confirmo com o texto que segue.

Nas minhas atividades como agente político de nosso município, durante o período que fui assessor do deputado Ruy Pauletti (e hoje como assessor da deputada Zilá) percorro todo o município aos finais de semana, fazendo contatos e identificando problemas, que na maioria das vezes não são faceis de resolver.

Aos sábados, quando encontrava algum morador de Itapuã, fazia algum comentário sobre as músicas que tocará no programa (Charla no Pago, das seis as dez da manhã), e freqüentemente perguntava quando o mesmo iria me visitar, e as respostas vinham mais ou menos parecidas com estas:

- “Kadú, não tenho tempo nem de ir a Viamão quanto mais ir a Porto Alegre”.
- “Kadú, se fosse lá em Viamão eu até ia”.
- “Os políticos lá de Viamão não estão nem ai pra nós daqui

Isto acontecia e acontece com muita freqüência, os moradores de Itapuã, não se sentem viamonenses, mas não é só o povo de Itapuã que pensa assim.

É só conversar com o pessoal de Águas Claras, ou Capão da Porteira e a coisa é mais ou menos
parecida “lá em Viamão”. As pessoas se acham fora de Viamão, para elas Viamão é sempre “”.

Só para ilustrar, a semana passada estava no Café do Espaço Santander, junto com o meu grupo preparando um trabalho da faculdade, e apareceu a minha amiga Karina, que trabalha com pesquisa, após as apresentações, ela aproveitou para entrevistar o meu amigo Gerson, e quando ela perguntou onde ele morava, adivinhem a resposta? “Eu moro na Santa Isabel”, foi isto mesmo, as pessoas não assumem Viamão.

Se fizer uma pequena análise, da para entender, Viamão tem mais de duzentos e cinqüenta mil habitantes, e a grande maioria é de pessoas que vem de outras cidades do interior, e acabam vindo se estabelecer aqui, e acabam adotando a região em que moram como cidade, é o caso da Santa Isabel, de Itapuã, de Águas Claras, de Capão da Porteira e por ai vai.

Concordo com o Escobar, falta um espírito viamonismo, aos que aqui moram, Viamão ainda não é um todo, são várias cidades dentro deste município, falta o poder público, os empresários, os políticos e o povo, abraçarem a idéia de mostrar o que é Viamão, e como bom viamonense, sou parceiro nesta empreitada.

Kadú Schwartzhaupt

0 Opiniões, clique e veja quem comentou:


Comente! Clique no formulário para deixar seu comentário. Comente!
 
.