.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

:: A Casa da Família Scliar ::


Recebi esta mensagem e reproduzo-a aqui na integra, é importante, leiam.

Amigos, peço um minuto de sua atenção. Por pura falta de zelo por nossas coisas, a Casa da Família Scliar, remanescente da Chácara que Henrique Scliar comprou e que mais tarde deu origem à Vila Cecília, em Viamão, está sendo demolida. Muito mais do que a denúncia de uma obra que pode estar ou não regularizada, este ato é acima de tudo a demonstração do descaso com a história mais recente de Viamão.

Não podemos deixar que se destrua mais um pouco da nossa história. Parece que em Viamão, só o centro "histórico" deve ser preservado e digno de respeito e zelo pelo IPHAN. A casa que pertenceu à Família Schonwald, também na região da Grande Cecília, foi derrubada tão logo a sua moradora, com mais de cem anos então, tivesse morrido. Colocada abaixo, agora em seu local está sendo erguido um grande prédio.

Mais do que querer estancar o progresso, queremos que primeiro se faça uma avaliação da importância histórica do lugar, que poderia abrigar um tão sonhado centro cultural para a região. Ou se chegarmos à conclusão de que não tem nenhuma relevância histórica (o que duvidamos muito), que seja então permitida a sua demolição.

0 Opiniões, clique e veja quem comentou:


Comente! Clique no formulário para deixar seu comentário. Comente!
 
.