.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

:: Ataque pelo Fogo ::

O texto que segue é o décimo segundo post, de um total de 13 (treze). Sun Tzu (A Arte da Guerra).

12 – Ataque pelo Fogo

Regras Estratégicas:

01 – Seja Rompedor e Intrusivo;
02 – Consolide seus Ganhos;
03 – Exercite o Comedimento.

Sun Tzu Disse:

Há cinco maneiras de atacar com fogo. A primeira é queimar os soldados em seus acampamentos; a segunda é queimar provisões e armazéns; a terceira é queimar comboios de mantimentos; a quarta é queimar arsenais e paióis e a quinta é queimar as linhas de transporte.

Para usar o fogo, precisamos ter meios disponíveis. Material para provocar um incêndio deve estar sempre a mão.

Há épocas propícias para fazer ataques com fogo e dias especiais para iniciar uma conflagração. As épocas adequadas são quando o tempo está muito seco; os dias especiais são quando a lua está nas constelações da Peneira, da Muralha, da Asa ou da Trave, pois quando a lua está nessas posições há a probabilidade de que ventos fortes soprem o dia inteiro.

Agora, ao atacar com fogo, deve-se estar preparado para enfrentar cinco possíveis desdobramentos. Quando o fogo irromper no acampamento inimigo, coordene imediatamente uma reação. Se houver uma irrupção de fogo, mas o inimigo permanecer silencioso, espere o momento certo e não ataque. Quando a força das chamas chegar ao máximo, acompanhe-a de um ataque, se possível; do contrário, fique onde está. Se for possível atacar com fogo do exterior, não espere até que ele comece no interior. Só ataque com fogo quando o momento for favorável. Se o incêndio começar a favor do vento, não faça um ataque a sotavento. Quando o vento continua soprando durante o dia, então é provável que ele se extinga à noite.

O exército deve conhecer os cinco desdobramentos diferentes dos ataques com fogo e esperar as horas apropriadas.

Os que usam o fogo como uma ajuda no ataque podem alcançar resultados tangíveis; aqueles que usam as inundações tornam os seus ataques mais poderosos.*

A água pode interceptar e isolar um inimigo, mas não pode privá-lo das provisões ou do equipamento.

*O uso do fogo para ajudar num ataque significa claridade; o uso da água para ajudar num ataque significa força. Thomas Cleary.

Texto retirado do livro:

A Arte da Guerra para gerentes (Gerald A. Michaelson).

0 Opiniões, clique e veja quem comentou:


Comente! Clique no formulário para deixar seu comentário. Comente!
 
.