.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

:: As Nove Situações de Campo ::

O texto que segue é o décimo primeiro post, de um total de 13 (treze). Sun Tzu (A Arte da Guerra).

11 – As Nove Situações de Campo

Regras Estratégicas:

01 – Escolha um Campo de Batalha Favorável;
02 – Molde a Estratégia do seu Oponente;
03 – Faça com que a Vitória Seja a Única Opção;
04 – Planeja Esforços Coordenados;
05 - Imprima o Ataque;
06 - Aprenda Maneiras de Vencer.

Sun Tzu Disse:

Em relação ao uso das tropas; podemos classificar o terreno como dispersivo, fronteiriço, controverso, aberto, de estradas cruzadas, sério, difícil, cercado e desesperador.

Quando um comandante está lutando em seu próprio território, ele está em terreno dispersivo. Quando penetrou num território hostil, mas não a grande distância, está num terreno fronteiriço. A região que não oferece grande vantagem para nós e para o inimigo é um terreno controverso. O terreno que oferece vantagens para ambos os lados é aberto.

O terreno que é contíguo a três outros estados é de estradas cruzadas. O que primeiro o ocupa terá o apoio da maior parte dos estados da vizinhança. Quando um exército tiver penetrado no âmago de um país hostil, deixando para trás um grande número de cidades inimigas, ele está num terreno sério.

Florestas montanhosas, precipícios escarpados, charcos, pântanos e todas as regiões trabalhosas de atravessar entram na categoria de terreno difícil. Terrenos aos quais o acesso é restrito e dos quais só podemos nos retirar por trilhas tortuosas, de forma que uma pequena quantidade de inimigos é suficiente para esmagar um grande corpo de nossas tropas, são terrenos cercados.

A área em que o exército só pode ser alvo de aniquilação combatendo desesperadamente sem parar é chamada de terreno desesperador.

E, contudo, não lute em terreno dispersivo; não pare em áreas fronteiriças.

Não ataque um inimigo que ocupou um terreno controverso, em terreno aberto, não permita que a sua comunicação seja bloqueada.

Em terreno de estradas cercadas, faça alianças com os estados vizinhos; em terreno sério saqueie.

Em terreno difícil, não pare de marchar; em terreno cercado, recorra a estratagemas; e em terreno desesperador, lute corajosamente.

O principio da aplicação do terreno está em fazer o melhor uso possível das posições de alta e de baixa altitude.*

*As variações táticas apropriadas para os nove tipos de terrenos, as vantagens de uma disposição de tropas abafada ou prolongada e os princípios da natureza humana são questões que o general deve examinar com o maior cuidado. Samuel B. Griffith.

Texto retirado do livro:

A Arte da Guerra para gerentes (Gerald A. Michaelson).

0 Opiniões, clique e veja quem comentou:


Comente! Clique no formulário para deixar seu comentário. Comente!
 
.